sexta-feira, 2 de março de 2012

Projeto do deputado Walter Alves quer aumentar número de doadores de sangue


O deputado Walter Alves (PMDB) apresentou o Projeto de Lei que propõe a criação do Sistema Estadual de Coleta Móvel de Sangue (Secoms) com o objetivo de aumentar o número de pessoas doadoras no Rio Grande do Norte. O projeto propõe a manutenção de unidades móveis devidamente equipadas e preparadas para receber as doações após um agendamento prévio por telefone.  Essa ferramenta já se mostrou eficaz em outras localidades.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública, os estoques dos hemocentros do Estado apresentam níveis preocupantes. Como consequência inevitável, os hospitais trabalham no limite de sua capacidade diária. Apesar dos constantes apelos para incentivar a doação de sangue, o número de doadores se mantém estável.
“Uma das barreiras no trabalho realizado para o aumento das doações é a dificuldade do doador de se deslocar até os hospitais e bancos de sangue. Como solução ao problema de deslocamento, alguns estados, como o Rio de Janeiro, criaram serviços de coleta móvel de sangue”, destacou Walter.